sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O "não" de Deus

                             


Sofremos por que não digerimos o "não" que a vida muitas vezes nos dá... queremos sempre ser ganhadores, vitoriosos, ter razão.
Sofremos por que não temos os nossos desejos satisfeitos, por que os nossos planos são frustrados, por que não somos exatamente como gostaríamos de ser...
E vamos por aí nos "entupindo" de queixas, de tristezas, de frustrações, quando seria tão mais fácil praticar a aceitação: aceitar que não sabemos tudo, aceitar que nem sempre estamos certos, aceitar que há uma razão maior para as coisas que nos acontecem e que, quando fazemos tudo o possível ao nosso alcance e ainda assim não conquistamos o objetivo almejado, é por que a vida está a nos dizer "não" e temos que aceitar isso também, por que nem tudo pode ser mudado por nós, por que não temos o controle de tudo... queríamos ter, mas não temos!
Vivemos na ilusão da "onipotência", quando esta pertence somente a Deus.
Quantas vezes fazemos um plano, dos mais simples aos mais elaborados, e a vida, o curso dos acontecimentos, alguns totalmente inesperados, muda tudo - e às vezes para melhor!
Tento me esforçar para compreender a dinâmica da vida - esse enorme "quebra-cabeça" em que as peças às vezes distantes de repente se juntam... e fico encantada ao perceber a lógica, a inteligência suprema de quem monta o "quebra-cabeça"!
"Deus não joga dados com o universo", já dizia Einstein, inteligência incomum, que não acreditava no acaso.
Eu também não acredito... claro que não para os fatos comuns, corriqueiros de nossas vidas, mas num sentido amplo, para aquelas coisas que marcarão e modificarão as nossas vidas... para os fatos mais significativos. Não há acaso, mas sim um inteligente desenrolar de fatos que contribuirão para que tenhamos as experiências necessárias ao nosso crescimento... é claro que também somos sujeitos do nosso destino, cabe-nos aproveitar ou não essas "experiências de crescimento" que nos são oferecidas, aceitar ou não as "sugestões" que nos chegam... enfim, a escolha é sempre nossa, embora os fatos nos conduzam para determinado caminho - o tipo de percurso, a quantidade de tempo, as provisões que levaremos, os companheiros que escolheremos para ir conosco, isso corre por nossa conta.
Então, fico a me perguntar: por que tanta dificuldade em aceitarmos o "não" de Deus como resposta? Ou como preferem alguns, o "não" da vida aos nossos anseios?          
Somos ainda crianças espirituais e às vezes nos comportamos como as mimadas - queremos ter em nossas mãos, e no  nosso  tempo, aquilo que desejamos!
Espero conseguir compreender, aceitar com tranquilidade todos os "nãos" que receber da vida, de Deus - por que sei que Ele não joga dados, que é a Sabedoria Suprema, por que sei que Ele me ama e sou sua filha, e por que confio em seu amor paternal que saberá me guiar pelas terras áridas que eu tiver que passar, me conduzindo e me ajudando a encontrar um oásis com água e flores...



Um comentário:

  1. Lindo omtexto Sylvinha!, também sou sensível a essa questão.
    Outro dia achei na internet uma foto em inglês de uma placa com o seguinte dizer:
    "God's 3 ways to answer our prayers:
    Yes
    Not yet
    I have something better in mind"
    Achei genial! Nosso entendimento no momento nem sempre nos permite compreender o que estah acontecendo, pq o Nao da vida, mas Xeus sempre sabe e se alguma coisa nao acontece, apesar dos nossos esforços, ele estah fazendo o melhor para nos!
    Muitos beijos e lucidez para entender as respostas de Deus!, Luciana Poli

    ResponderExcluir