quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aniversário


A vida é um grande presente que nos foi dado! 
E fazer aniversário, completar mais um ano de chegada a este planeta-escola significa estarmos na luta, significa que "arquivamos" mais um ano de experiências, de aprendizados... e que estamos ganhando, não sabemos por quanto tempo mais, novas chances de aprendizado.
Neste momento feliz de comemorações, para os mais sensatos, para os que se preocupam com o que vieram fazer aqui, é também hora de refletir, de repensar nossa história... o que precisamos mudar? O que está dando certo e o que não está?
Conheço algumas pessoas que dizem não gostar de seu próprio aniversário... e eu penso: como assim? Será que não gostam de estarem vivas?!? Será que o fato de ficarem mais velhas se sobrepõe à alegria de estarem vivas e mais experientes?
Por que a vida é uma festa, e estarmos vivos, comemorando mais um ano é uma grande alegria!
Toda idade tem seus encantos e suas dificuldades... e o que a maturidade nos traz, para quem sabe amadurecer, é uma conquista maravilhosa...
Tudo bem que nem todos os anos são fáceis... que em alguns períodos nos encontramos em difíceis processos de mudança, em dolorosos momentos de crescimento - mas a dor faz parte da vida... crescer dói! E quem disse que seria fácil? Cristo não prometeu facilidades para aqueles que o seguissem... mas prometeu que quem perseverasse até o fim seria salvo!
E o que seria "perseverar até o fim"?
É uma boa reflexão...
Podemos fazer uma "leitura" espiritual, no sentido de perseverarmos na busca da evolução do nosso espírito, mas também podemos realizar uma "leitura" prática... quantas vezes abandonamos sonhos e projetos pelo caminho somente por que se tornam difíceis de conquistar? Quantas vezes iniciamos uma mudança interior e deixamos que velhos vícios e condicionamentos nos vençam? Quantos sonhos acalentamos e não temos coragem de colocar em prática, ou nos escondemos atrás do velho "mito" da falta de tempo? O tempo é recurso escasso nos dias atuais: há que ser bem administrado se não quisermos "passar" pela vida sem vivê-la dignamente...
Por isso, há que se "fazer" o tempo para a família, para o estudo, para os amigos, para o trabalho, o lazer... e sobretudo para Deus.
É uma questão de prioridades - o que estamos elegendo como prioritário em nossas vidas?
Estamos perseverando em nossos projetos e ideais, ou caminhando como sugere o samba do Zeca Pagodinho: "deixa a vida me levar, vida leva eu"? 
Estamos com as rédeas de nossa vida nas mãos ou somos conduzidos pelas circunstâncias, caminhando com a "grande massa" sem nos darmos conta de para onde estamos indo? 
É certo que a nossa condução vai até um certo limite, pois em nossas vidas surgem situações que não podemos prever ou modificar, por mais que queiramos... então é hora de colocarmos em prática a linda "Oração da Serenidade", que em suas sábias linhas roga a Deus a serenidade necessária para aceitarmos as coisas que não podemos mudar, coragem para modificar aquelas que possam ser mudadas... e sabedoria para distinguir umas das outras! 
Aniversário é tempo de reflexão... é o início de um novo "ano pessoal", um novo ciclo solar em nossas vidas, dizem os numerólogos, os astrólogos... não é à toa que minha mãe, na sua sabedoria de vida, costuma dizer: "depois do aniversário tudo melhora"!
Novo ciclo, novas esperanças, novo plantio... 
"Aquele que perseverar até o fim será salvo"... que possamos perseverar em nossos propósitos de mudança, em nossos ideais de felicidade... que possamos perseverar mesmo quando nossos objetivos sejam tão diferentes da grande maioria... mesmo quando isso signifique "nadar contra a maré", por que, como dizia a grande Madre Teresa: "no fim das contas, é entre você e Deus".
Feliz aniversário para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário