terça-feira, 14 de agosto de 2012

O sono enfermiço da alma...

                                                    
     Algumas pessoas parecem dormir... mesmo quando acordadas, mesmo trabalhando, relacionando-se, vivendo...
       Há uma crescente "anestesia" moral : as pessoas  não despertam por que tem preguiça,  não fazem o certo por que "dá trabalho", não buscam o melhor por que se contentam com o "mais ou menos"...
      Vivem esperando que a vida melhore. Aguardam uma mudança, a chegada de circunstâncias favoráveis sem contudo fazerem por merecer.
      E seguem pela vida de uma forma "medíocre"...  sem grandes conquistas, sem grandes feitos...   Queixam-se e sentem-se injustiçadas por que não atingiram o sucesso que não buscaram, por que não colheram as flores que não plantaram!
         A vida é um celeiro de oportunidades.  Há que se estar atento,  para não perdê-las, para aproveitar a vida de fato e não apenas "passar por ela"... "Deixa a vida me levar, vida leva eu" só mesmo no samba do Zeca Pagodinho! Na vida real temos que tomar as rédeas nas mãos.
     Num mundo de tantas misérias morais, em que pais abandonam seus filhos e  filhos maltratam seus pais, em que o "ter"  vale muito mais do que o "ser", em que a honestidade deixou de ser a regra e passou a ser uma virtude, em que há tanto desamor e tanta dor precisamos estar alertas. Alertas para não errarmos tanto... para não nos deixarmos levar pelos enganos do mundo, pela falsa idéia de que o bem estar encontra-se atrelado às coisas materiais... "Não há nada que um dia no shopping não cure!" Li essa frase uma vez num grande shopping do Rio... que equívoco!
      Não podemos nos permitir dormir o sono enfermiço da alma... por que um dia, forçosamente,  seremos chamados a despertar e nos veremos confrontados com nossas escolhas...
     Ser fiel aos próprios valores, sem deixar corromper-se num mundo de tantos convites é um grande desafio. Mas é essa fidelidade que vai atestar o nosso valor, a nossa tenacidade no caminho da evolução.
      Educar um filho dá trabalho... é muito mais trabalhoso dizer não do que sim! Mas é isso que vai nos dignificar a existência, é esse o papel que se espera dos pais!
   Obter uma graduação é cansativo... requer horas de estudo, dedicação, pesquisa. Mas é isso que vai nos acrescentar como seres humanos, aprendizes que somos na escola da vida. É esse o material que iremos levar conosco - o conhecimento adquirido que nada nos retira!    
    Realizar o auto conhecimento é um processo longo, às vezes doloroso, que requer paciência. Mas é esse mergulho interior e a descoberta das nossas reais imperfeições que nos farão crescer!
    A vida nos apresenta muitos convites ... alguns nos levarão adiante, outros nos farão estacionar na marcha... alguns nos farão felizes de forma perene, outros representam a alegria de um momento que logo se acaba...
    Por que às vezes nos deixamos levar? Por que nos iludimos se já sabemos o que é certo e o que é errado? Nas questões morais não há "meio certo" - ou é ou não é! Mas como somos imperfeitos, nos comportamos às vezes como crianças mimadas e egocêntricas, tentamos achar escapatórias, atenuantes para disfarçar o nosso erro, que vem revelar a nossa fragilidade, o nosso lado "sombra" ainda tão presente!
      Ficar desperto não é fácil. Requer vigilância e oração, paciência, auto análise, persistência nos ideais abraçados...mas sem dúvida alguma é para os que caminham despertos que se descortinará o sol, espancando as trevas, aquecendo os corações e iluminando os caminhos!




2 comentários:

  1. Lindo texto Sylvia... foi ótimo começar o dia lendo essa mensagem, uma verdadeira injeção de ânimo! Às vezes é muito difícil mesmo nos mantermos fiéis ao nossos princípios com tanta pressão no sentido contrário. Que tenhamos perseverança!

    Bjs, Márcio Jardim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo! Realmente não é fácil remarmos contra a maré, mas com perseverança conseguiremos! Beijos!

      Excluir