domingo, 2 de dezembro de 2012

Na reta final...

             

    Mais um ano chega ao fim... mais um na ampulheta do tempo!
    Quantos projetos realizei? Quantos problemas resolvi? Quantas alegrias partilhei?
    Não quero pensar no "menos" e sim no "mais". Não quero colecionar tristezas e sim conquistas!
    É claro que  momentos ruins aconteceram, mas aprendi com a vida a não me fixar neles. Aprendi que às vezes perdemos tanto tempo olhando a porta que se fechou que não conseguimos enxergar a linda paisagem da janela...
   Por isso decidi: nessa reta final, na contagem regressiva para o novo ano eu quero me refugiar num canto silencioso de minh´alma, ficar ali quieta, ouvindo o amor pulsar e me preparando para novas conquistas, novas alegrias, novos aprendizados. 
   Não quero entrar nessa "roda viva" de final de ano... correria de preparativos, presentes, endividamentos desnecessários... não quero nadar seguindo a correnteza... quero ir no sentido contrário!
    Quero me recolher... me preservar, para não me contagiar com o consumismo avassalador de final de ano...
   Quero enfeitar com flores minha casa e ver nela um lar.
    Quero a felicidade de cozinhar para meus filhos.
   Quero ler um bom  livro, beber um bom vinho, ouvir uma música que me alegre o coração!
    Quero encontrar os amigos,ligar para os que estão distantes e dizer-lhes que os amo.
    Quero a doce alegria  de estar em família...
    Por que nessa época do ano nós corremos tanto?    Compra-se roupas novas, móveis novos, faz-se reformas de última hora... parece que queremos mudar o exterior, "ajeitar" por fora,  sem consertar por dentro!
    Por que será que temos a impressão de que o tempo hoje passa mais rápido? Que num abrir e fechar de olhos o ano termina e não temos tempo para fazer nada? Não conseguimos começar aquele curso, realizar a viagem sonhada... não conseguimos levar adiante aquela promessa de ano novo, que se repete há alguns anos...
   Talvez isso ocorra por que não priorizamos as coisas certas... talvez por que nos ocupamos demais com o periférico, com o superficial, sem nos ocuparmos do que é essencial. Por que se ocupar com o essencial dá trabalho. Requer silêncio. Silêncio para ouvir a si próprio. Requer quietude para observar-se, e a vida nos convoca a tantos movimentos, tantas ocupações... há muita coisa para nos "distrair" do foco!
  E assim vamos levando... e os anos vão passando... 
   Até o dia em que somos defrontados por uma urgência: é preciso mudar! Antes que seja tarde demais, antes que não dê mais tempo para ser feliz...
   É muito bom quando isto acontece, quando nos damos conta, despertamos... por que então é possível promover mudanças verdadeiras, sermos nossos próprios aliados na conquista dessa tal felicidade.
   Somos artífices do nosso destino, compositores da nossa canção... então por que desafinamos? Por que muitas vezes nos boicotamos e nos recusamos a enxergar as nossas necessidades reais?
   Não quero mais me atender quando meu corpo já está gritando, quando minha'alma está sedenta de paz, quase desidratada... quero me conhecer melhor, quero perceber o que falta, do que preciso, quero chegar antes... antes dos sintomas, antes que a tristeza se instale, antes que as oportunidades estejam perdidas.
  Quero me apossar do meu destino, segurar as rédeas em minhas mãos e transformá-lo para melhor!
   Quero presentear o Cristo que vive em mim, ainda tão frágil, tão menino, com flores de alegria, com atos de amor, com propósitos de renovação... e se quero, posso!
   Nós somos deuses...assim disse o Mestre.
  Mais um ano que se vai no grande calendário da eternidade...
   Estamos na reta final... que possamos nos preparar para um Natal de paz e de amor, que possamos nos despedir de 2012 agradecidos pelas conquistas e aprendizados... 
  E que estejamos prontos para festejar a chegada do novo em nossas vidas!






 
 
 
                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário