sábado, 22 de dezembro de 2012

O "Amor não amado"...

                                                           
Lembro-me da primeira vez que li esta expressão, o "Amor não amado" numa mensagem psicografada... lembro que não entendi bem este título: como referir-se a Jesus assim, se há tantas pessoas que o amam?
Hoje eu entendo perfeitamente... 
Às vésperas de comemorarmos mais um natal, andando pelas ruas cheias, observando as lojas lotadas, ouvindo conversas e comentários aqui e ali, lembrei-me dessa referência ao Mestre - o Amor não amado!
Ele é o grande aniversariante. Ele deveria receber todas as honras, toda alegria, gratidão, todo o nosso amor! Mas passa quase desapercebido, a não ser por um presépio que se encontra aqui ou ali, enfeitando alguma vitrine...
O Natal se transformou numa grande data comercial, infelizmente.
Poucos pensam no seu  sentido, no seu significado, que vai muito além da mesa farta, das roupas novas, da troca de presentes... Poucos sentem o verdadeiro "clima" do Natal e deixam-se permear por ele em atos de bondade, em momentos de reflexão, de oração, de agradecimento. Eu diria mesmo que poucos convidam o aniversariante para estar em seus lares!
O Natal para mim sempre foi uma época mágica. Não pelos presentes. Não pelas decorações natalinas, tão lindas... mas pelo sentimento que me provoca!
Pensar que há dois milênios nasceu uma estrela fulgurante que se abrigou num berço feito de palha, um príncipe que não era deste mundo, que não iria herdar riquezas, poder temporal nem ter um palácio... mas que iria mudar o mundo, por que era o Príncipe da Paz, era aquele que viria ensinar e exemplificar novos valores, nova visão da vida e de Deus.
Emociona-me pensar no nascimento de Jesus.
Na trajetória de Maria grávida pelo deserto com José, rumo a Belém, para ali cumprir a ordem do recenseamento... no seu nascimento numa gruta humilde, usada para abrigar animais, por que não conseguiram um lugar entre os homens, algum lar que os acolhesse, alguma hospedaria que os acomodasse, pois estavam todas lotadas... 
Os homens estão lotados de preocupações, lotados de afazeres, alguns deles supérfluos que transformamos em necessários... os homens estão correndo muito atrás de conquistas materiais, preocupados com o "aqui e agora" e sem tempo para pensar em Jesus, para buscar no Evangelho a seiva que alimenta o espírito, o roteiro que pode salvar-nos quando toda esta "correria" cessar, independente de nossa vontade... quando formos convocados a um encontro conosco, a uma avaliação do que fizemos desse maravilhoso presente chamado "vida"!
Ah... como eu entendo hoje por que Lhe chamam "Amor não amado"!
Ele veio por que muito nos ama. Encarnou entre os homens, sofreu as constrições de um corpo pesado, de uma atmosfera densa, de energias deletérias, para estar entre nós, para nos ensinar o caminho... Ele veio resgatar-nos da treva para a luz, da tristeza para a alegria, da ignorância para o conhecimento das sábias Leis que nos regem a vida.
Observando as pessoas em suas correrias, nestes dias tão tumultuados, escutei fragmentos de conversas aqui e ali... uma mãe que se queixava por haver dado antecipadamente o presente à sua filha e, agora que o Natal se aproxima, a garota disse que já cansou do brinquedo, que deixou de ser novidade, e pede outro presente... outra mãe que busca desesperada um brinquedo por telefone, em lojas distantes, disposta a pagar mais caro, por que o filho de apenas três anos escolheu aquele brinquedo - não pode ser outro, tem que ser o escolhido - e ela não quer decepcioná-lo e, por isso, está disposta a pagar uma pequena fortuna no boneco que, segundo diz, é importado... ou uma cena numa loja em que a pessoa não sabia se comprava um presente ou dois, por que o presente escolhido era tão baratinho... o que o "presenteado" iria pensar? Meu Deus! Onde a simplicidade que a data pede? Onde o pensamento voltado para o real motivo da comemoração?
Quando meus filhos eram pequenos em todo Natal eu fazia um bolo confeitado, comprava velinha de aniversário e cantávamos parabéns para o menino Jesus... que momentos felizes!
Quando ouvi a mãe dizer que buscava o boneco tão longe e disposta a pagar bem mais caro pois não queria decepcionar o filho e que era capaz de fazer qualquer coisa por ele, tive vontade de me aproximar, de me intrometer na conversa alheia  e dizer-lhe:" leve seu filho até Jesus, apresente-O para ele, conte-lhe a história do Natal, monte junto com ele um presépio, ensine-o a amar Jesus!"  
E apesar de tudo isto, da nossa indiferença, de não termos conseguido aprender-Lhe as lições até hoje, de sermos tão egoístas, tão iludidos com as coisas do mundo - apesar de tudo - Jesus nos ama profundamente! Ele segue velando por nós, amando-nos pacientemente, aguardando o nosso despertar, aguardando para renascer em nossos corações, para transformar as nossas vidas em vidas de paz, de tranquilidade e harmonia.
Ah, Senhor Jesus! Quão grande é o Seu Amor por nós! 
Auxilia-nos em nossas imperfeições, em nosso egoísmo, nossa fragilidade...
Que possamos despertar e abrir a porta para você entrar... permitir que tu nasças na acústica de nossas almas e assim nos modificarmos para viver o Natal em plenitude - não em um dia apenas, mas em todos os dias de nossas vidas!

5 comentários:

  1. Sylvia, muito emocionante!!! Espero que muitas pessoas possam não tão somente ler essa linda mensagem escrita por vc, como principalmente, refletir e modificar ( nem que seja um pouco) a percepção desta data tão importante. Um Natal maravilhoso para vc e toda sua família. Grande beijo.
    Márcia Píncano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Que vc e sua linda família tenham igualmente um Natal de paz, amor e harmonia! Que 2013 traga-nos lindas surpresas, novas conquistas e muitas alegrias!
      Beijos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sylvia, obrigada por nos presentear com esse belo texto. E fica a reflexão mais uma vez "Meu Deus! Onde a simplicidade que a data pede? Onde o pensamento voltado para o real motivo da comemoração?"

    Beijos,

    Gleice

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga, soubeste tão bem escrever tudo o que eu gostaria também de dizer. Esse consumismo exagerado me entristesse, pois acaba deixando pra trás o que realmente interessa. Jesus, nosso modelo e guia, não quer de nós o luxo, nem ostentação... quer que consigamos aprender e praticar seus ensinamentos. Que possamos fazer parte dessa seara do bem! Que possamos ajudar a construir o seu reino de Amor! Feliz Natal amiga-irmã, Feliz Ano Novo juntamente com os seus.
    Beijos e um envolvente abraço,

    Jane

    ResponderExcluir