domingo, 7 de abril de 2013

O tempo de Deus e a dinâmica da vida.


                                                               


Há momentos na vida em que desejamos dizer ao tempo que pare...
São momentos tão bons, tão intensamente felizes, que temos medo de estar sonhando!
Porém há outros em que queremos que o relógio “acelere”, que as horas passem rápido para que num piscar de olhos toda a situação esteja resolvida, toda a dor tenha escoado...
Mas a vida tem sua própria dinâmica, e graças a Deus não obedece às nossas vontades.
O importante é ter fé na vida. É saber que ela muda sim – mas sempre para melhor!
O movimento da vida me lembra o mar... marés cheias e vazantes, tempestades e calmarias...
Me lembro especialmente de um momento  em minha vida profissional em que tudo estava tão ruim, tão difícil e conturbado, que eu olhava pela janela da sala em que trabalhava e pensava: “Meu Deus me tira daqui!”... era tão imatura para lidar com as adversidades que não pensava em quais aprendizados aquela situação me convidava a fazer!
Hoje passados muitos anos olho para trás e percebo que o meu “suplício” durou o tempo que tinha que durar, o necessário para eu aprender as lições que devia, e, por que tenho a certeza da reencarnação, o tempo justo para eu “acertar algumas contas”...  percebo, sobretudo, o quanto toda aquela vivência me fez amadurecer, pessoal e profissionalmente, o quanto me tornei melhor, mais confiante!
E assim é em todos os campos da vida... quando nos propomos a fazer o bem, quando conseguimos ouvir dentro de nós a voz da nossa consciência e nos pautarmos por ela, não há como “dar errado”!  
O que você faz a vida te devolve – é da lei!
O difícil é frearmos a nossa ansiedade, a angústia que sentimos por que queremos resolver tudo rápido, à nossa maneira, no nosso tempo, desconhecendo que Deus é o grande Senhor do Tempo! É Ele o autor das Leis sábias e justas que nos regem a existência, que fazem com que cada um receba aquilo que merece, e no momento certo – nem antes, nem depois.
Ao longo da vida tenho conseguido progressos com a minha ansiedade... hoje sei que o tempo de Deus não é o nosso, e que não adianta agir como criança mimada, por que pirraças não funcionam!
Hoje sei que quando oro devo entregar tudo nas mãos do Pai e pedir orientação, sabedoria, para compreender a Sua vontade, os Seus desígnios... Quantas vezes desejamos algo que mais tarde percebemos que não foi  bom para nós... e  o quanto sofremos por algo que nos foi negado ou retirado e que mais adiante, com o correr do tempo, compreendemos os “ganhos” que tivemos apesar das dores sentidas!
Crescer dói – mas tem seus encantos!
Sermos senhores de nós próprios, responsáveis por nossos atos, nossas decisões... não ter quem nos diga “vá por ali” ou  “faça assim que é melhor”  às vezes assusta, mas é justamente nos acertos e desacertos, nos ganhos e nas perdas, no aprendizado conquistado com cada escolha que  iremos crescer cada vez mais, nos sentirmos inteiros, completos, “auto-sustentáveis”.
Temos que aprender a lidar com as marés... sabermos até onde podemos ir, o limite que nos é imposto – se devemos tentar ultrapassá-lo ou não.
Marés cheias e vazantes... ventos fortes e calmaria... vida que segue seu curso com uma dinâmica própria, inteligente, universal.
O tempo é um recurso precioso do qual muitas vezes não nos damos conta, e quanto mais jovens menos percebemos a riqueza que temos em nossas mãos, os infinitos recursos, as inúmeras possibilidades de aproveitá-lo bem...
De repente olhamos para trás e percebemos que ele passou!
Olhamos no espelho e vemos que já não somos a criança que às vezes ainda brinca no quintal de nossa alma, nem o adolescente em conflito descobrindo o mundo... vemos que não somos mais os jovens cheios de sonhos... vemos aparecer os primeiros fios brancos... as primeiras rugas.
Mas o tempo passado nos dá também a dimensão do quanto já avançamos, das conquistas realizadas, dos progressos alcançados – o diploma da graduação, o primeiro emprego, o primeiro amor... o segundo amor... quem sabe o terceiro (rs), a família que formamos, os amigos que fizemos, os lugares que conhecemos, as dores e alegrias que tivemos... momentos bons seguidos de momentos difíceis que finalmente dão passagem a novas alegrias – o ritmo da vida!
Ainda bem que não é possível paralisar o tempo nos momentos bons, por que isto interromperia a dinâmica da vida e nos impediria de vivenciarmos novas conquistas, novas alegrias que certamente virão!
Quando estamos no tempo da dor, no estio, na “entressafra” da vida, às vezes custa-nos crer que a alegria virá... mas quem já viveu alguns anos a mais, quem já chorou e teve suas lágrimas secas pela própria vida e surpreendeu-se com a força  das mudanças que vieram, sabe que ela sempre vem!


"Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de edificar;
tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras;
tempo de abraçar e de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder;
tempo de guardar e tempo de lançar fora; tempo de rasgar e tempo de coser;
tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de odiar;
tempo de guerra, e tempo de paz (...)”
(Eclesiastes, 3:1-8)

Um comentário:

  1. Lindo texto Sylvia! Realmente a DINÂMICA DA VIDA é fantástica, essencial e tem mto de ser valorizada, percebida, aceita e vivida!

    ResponderExcluir