quarta-feira, 24 de julho de 2013

Qual o maior desejo de uma mulher?



                                               
                          
Ouvi uma história interessante, contada por um jovem palestrante, que me impressionou positivamente: tratava-se de uma "fábula" na qual um homem houvera sido preso e o rei propôs devolver-lhe a liberdade caso respondesse corretamente a uma única questão! Trato feito, o rei então faz a seguinte pergunta : "Qual o maior desejo de uma mulher?"
O homem, jovem e inteligente, viu-se em apuros... pediu ao rei que lhe desse uns dias, que lhe permitisse sair a campo para buscar a resposta e o rei, sabendo o quão difícil seria responder àquela questão, concordou.
O jovem saiu pela aldeia perguntando a várias pessoas: "Qual o maior desejo de uma mulher?"
E não teve sucesso, eis que nem mesmo as mulheres às quais perguntou souberam responder...
Foi então informado que próximo à aldeia morava uma bruxa e que ela certamente teria a resposta.
Saiu à procura até que encontrou a casa e ao ver-se diante da bruxa fez-lhe a pergunta... mas o inesperado aconteceu! A bruxa tomou-se de amores por ele e disse que só lhe daria a resposta se ele prometesse que se casaria com ela!  Ele pensou, ponderou... e concluiu que valia a pena casar-se com a bruxa e continuar vivo e então deu sua palavra.  
A bruxa então entregou-lhe a tão esperada resposta: " O MAIOR DESEJO DE TODA MULHER É SER SOBERANA DE SEU PRÓPRIO DESTINO!"
O jovem ficou surpreso diante da inusitada resposta! Correu ao castelo para dá-la ao rei, que também ficou espantado diante da inteligência daquela resposta e libertou o rapaz...
Ele então, por que era um homem de palavra, voltou pelo caminho um tanto triste e preocupado com o compromisso assumido e apresentou-se à bruxa para casar-se com ela.
E qual não foi sua surpresa quando, na noite de núpcias, ele viu surgir diante de si uma verdadeira princesa... uma mulher linda, que em nada lembrava a bruxa!
Ela então contou-lhe que sofria muito com seu triste destino: de dia apresentava-se como bruxa mas à noite transformava-se naquela linda princesa que ao amanhecer dava outra vez lugar à bruxa...
Ele ficou muito surpreso com a revelação... porém sua surpresa maior foi constatar no dia seguinte que sua esposa permanecera como uma linda mulher!
Ao perguntá-la então sobre o que houvera acontecido, ela lhe diz que, como dissera, o maior desejo de uma mulher é ser soberana de seu próprio destino e, naquele momento, ela DECIDIRA que não mais voltaria a ser bruxa!

Interessante esta fábula... me levou a profundas reflexões!
Quantas vezes não sinto coabitar em mim a bruxa e a princesa? rs
Quantas vezes não sinto a luta entre o anjinho e o "diabinho"... tal como vemos nos desenhos animados?
O mais importante é perceber que tenho escolha - ou, como diria He-Man: "Eu tenho a força!"
Essa pequena história ficou "ecoando" em minha mente... eu diria que o maior desejo de todos - homens e mulheres - é serem soberanos de seus destinos!
É tão difícil tomar a rédea da vida nas mãos... nadar contra a maré, resistir aos arrastamentos a que somos levados... de repente quando percebemos somos apenas mais um na grande massa, arrastados pela multidão!
Não é fácil tornar-me soberana de meu próprio destino... mas sem dúvida é o que me fará feliz... perceber um dia que o medo não me aprisiona mais, que as escolhas que faço surgem como respostas ao que solicita a minha mente, meu corpo, meu sentimento...saber me ouvir e me acolher, e simplesmente decidir ser feliz!
Como na fábula, todos podemos escolher entre a bruxa e a princesa... entre o médico e o monstro... basta uma vontade firme, uma cabeça pensante, um coração amante...basta um desejo firme de celebrar a vida, de valorizá-la, vivê-la intensamente!
Talvez eu não consiga ser "princesa" todos os dias...  afinal a impermanência faz parte da vida! Talvez de vez em quando a bruxa apareça para me visitar - e eu não a expulsarei! Ouvirei o que tem a dizer, rirei com ela, convidarei a tomar um chá (bruxas tomam chá? rs) e direi à ela: você faz parte de mim... mas eu sou muito mais!
E com tranquilidade decidirei...

4 comentários:

  1. Sylvia, amei, também fiz N reflexões! abraço saudoso, Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, que bom!
      Que possamos as duas segurarmos firme as rédeas das nossas vidas!
      Bjos!

      Excluir
  2. "É tão difícil tomar a rédea da vida nas mãos... nadar contra a maré, resistir aos arrastamentos a que somos levados...". Sylvia, andei pedindo orientação, sabe, e ela tem chegado em forma de textos, músicas e mensagens que me fazem refletir justamente sobre esse ponto: que decisões ando tomando e quais tenho que tomar... enfim. Obrigada por seu texto! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ajuda sempre vem... especialmente quando estamos atentas aos "sinais"!
      Bjos!

      Excluir