quarta-feira, 14 de maio de 2014

Felicidade na adversidade...

                                                      



Sim! É possível experimentarmos felicidade na adversidade!
Descobri isto e tenho oportunidade de constatar em vários momentos da minha vida.
Entendi que, como diz o poeta, a felicidade não está em chegar ao cume da montanha, mas no caminho, ou melhor, na forma de caminhar... por que podemos fazê-lo reclamando da subida, do sol quente ou da chuva, da aspereza do solo... ou podemos realizar a jornada morro acima curtindo o vento, o verde, a visão das coisas que vão ficando pequenas à medida em que subimos... podemos reclamar da chuva ou nos encantarmos com as gotas caindo, nos deliciarmos com o cheiro de terra molhada... tudo depende do nosso olhar!
E eu decidi que meu olhar para a vida, para o mundo, para as pessoas, será um olhar benigno, um olhar curioso, sempre disposto a descobrir beleza!
Percebi com o passar dos anos, com a maturidade que chega, que a felicidade é um estado de espírito que depende de uma decisão interna, de uma disposição para nos sentirmos felizes e não de estar tudo "em seu devido lugar", de estarmos com a vida do jeito que queremos... o que, aliás, quase nunca acontece! rs
Sempre falta alguma coisa... sempre achamos que a nossa vida poderia estar melhor nesse ou naquele setor!
Quando amadurecemos, quando refletimos sobre as bençãos que acumulamos, quando somos capazes de perceber o cuidado que o Pai tem conosco (mesmo nos momentos necessários de dor e aprendizado) nos damos conta de que temos muito mais a agradecer do que a pedir!
É neste momento, neste exato momento em que nos apercebemos disto, quando temos plena convicção do Amor de Deus por nós, dos Seus desígnios perfeitos, é que somos tomados pela felicidade!
Sentimo-nos felizes por que estamos vivos, por que estamos saudáveis, por que temos uma família, amigos, por que trabalhamos, estudamos, por que ajudamos e somos ajudados... por que fazemos parte dessa grande engrenagem chamada VIDA!
Diante dessa abundância, dessa engrenagem perfeita que nos impulsiona sempre adiante, compreendemos que não há o que temer - as Leis da Vida a que nos submetemos são Sábias, são Justas! E pela certeza de que ela é aplicada com Misericórdia é que adquirimos calma e confiança...
Hoje sei que é possível sentir uma dor profunda e sorrir... que é possível conviver com uma dor moral que pulsa dia e noite e ainda assim rir, dançar, ver a beleza do sol... 
Já vivi o suficiente para ver exemplos disso na minha própria vida e na de outras pessoas... pessoas que tiveram a grandeza de nos momentos mais difíceis, mais rudes e dolorosos se preocuparem com o outro, pessoas que não perderam o bom humor mesmo diante de problemas graves, que não se deixaram abater.
Já vivi momentos de dor profunda,  de luto, de solidão, de angústia.... mas depois de cada um deles a alegria voltou - ainda que o problema permanecesse!
Saber que posso ser feliz mesmo diante da dificuldade, que posso me sentir "leve" mesmo enfrentando desafios...  saber que o sol brilha acima das nuvens que o escondem, que a esperança resiste a cada tentativa frustrada e que a vida é cheia de novas oportunidades... saber que há flores na aridez do deserto é muito consolador!
É ver Deus manifestando-se em cada momento da vida, em cada curva da estrada, mostrando Seu Amor em cada sorriso ou lágrima... seu infinito Amor que nos sustenta, nos cura e nos guia a verdes pastos.




Um comentário:

  1. Lindas e sábias palavras, Sylvia!! Como sempre. A maturidade nos traz essa possibilidade de enxergar as situações com mais serenidade! Adoro os seus textos!! Vou compartilhar no face, ok?

    ResponderExcluir