terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ciclos



                                                           


A vida tem seus ciclos... isso é inegável, impostergável e  imutável.
Assisti um lindo vídeo de uma rosa desabrochando: a beleza do botão... as primeiras pétalas se abrindo... até a flor completamente aberta, no auge da "maturidade", linda... o vídeo encerrou aí, mas fiquei a pensar que aquela rosa viveria por alguns dias... e depois de cumprir sua missão de enfeitar, perfumar, embelezar, iniciaria o inevitável processo de perder as pétalas e murchar...
A Natureza tem seus ciclos... as estações do ano, as fases da lua, as marés... tudo num movimento contínuo!
Por que só o homem, esse ser inteligente e racional, teima em querer eternizar as coisas, em não aceitar as mudanças de fases, em negar a finitude?
Olho para dentro de mim mesma e recordo o caminho percorrido... as fases vividas... as vitórias conquistadas, as perdas sofridas... quantas mudanças e quanto crescimento!
O tempo passou rápido demais! Essa é a sensação que fica! 
Lembro-me  menininha, brincando na lagoa no colo da minha mãe... lembro-me de  quando andava de bicicleta, feliz com o cabelo despenteado pelo vento... lembro-me da primeira vez que fui para a escola sozinha!  A vida corre célere... o primeiro amor, a universidade, o primeiro emprego, o casamento, a maternidade, a maturidade... as redescobertas!
Os filhos crescidos, que não ficam mais em casa, que partem para a vida, para fazer a parte deles... é o ciclo que se renova!
Quantas aventuras vividas... quantas alegrias... quantos aprendizados e dores, desafios superados, vitórias conquistadas...
De repente a gente se olha no espelho e já não é mais a garotinha de olhos tristes... também já não é mais a adolescente tímida que num lance de olhos deu lugar a uma jovem esperançosa, feliz, que iniciou cedo demais a sua vida adulta... passando pelo velho espelho de família um dia olhei e de repente vi que a jovem deu lugar a uma balzaquiana... hoje vejo uma mulher que dribla os fios brancos, que já possui rugas de expressão... mas que se sente imensamente feliz por tudo que viveu! E mais: olhando firmemente no espelho consigo ver todas elas... a criança, a adolescente, a jovem, a "mulher de trinta"... todas sorrindo juntas o sorriso da maturidade!
Os ciclos se encerram - queiramos ou não! Mas aquilo que fomos, o que vivenciamos, o que aprendemos, os risos e as lágrimas prosseguem conosco... tornam-se patrimônio inalienável do nosso espírito imortal!
Benditos aqueles que sabem percorrer com serenidade esse caminho, que não resistem às mudanças de ciclos, tão certas quanto inevitáveis.
Nós amadurecemos. Os pais envelhecem. Os filhos crescem. Relações terminam. Amigos se afastam. Novos amigos chegam. Amores transformam-se... novos amores surgem! Empregos se vão e novas oportunidades aparecem... marés cheias e vazantes... o tempo do estio e o tempo das chuvas... tempo de semear e tempo de colher.
E sabe o que acho mais bonito nisso tudo?
É que o caminho é o mesmo para todos... as chances estão aí, a vida é um permanente convite à mudança, à transformação... as oportunidades são  distribuídas fartamente pelo Pai de Amor que  a tudo sustenta, que a tudo renova, que a tudo provê.
Quero aprender com a vida, com a Natureza, com os irmãos que estão à frente no caminho, o segredo de bem viver... de amadurecer serenamente... a sabedoria da "não resistência"... por que um dia as pétalas caem, um dia a flor murcha... mas a vida, vitoriosa, se renova sempre!






2 comentários:

  1. Pesquisando hoje pelo Google (no qual não tenho conta) sobre planta e animal que tenha ciclo de vida de apenas 1 dia (há uns 4 anos vi na TV documentário mostrando isto com flor quando ocorre nos EUA alguma chuva muito esparsa no deserto) acabei encontrando este seu texto.
    Achei-o muito bonito, muito inspirado.
    Parabéns,
    Nilcéia

    PS Em tempo: o que vem a ser AIM (comentar como AIM) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Nilcéia,

      Só hoje, "explorando" algumas ferramentas do blog, me deparei com alguns comentários que não tinha lido... entre eles o seu!
      Obrigada pela visita, pela leitura sensível e pelo elogio!
      Beijos,
      Felicidades!
      Sylvia

      Excluir