domingo, 2 de novembro de 2014

Paz no meu coração!


"Esse ano quero paz no meu coração... quem quiser ter um amigo, que me dê a mão!  O tempo passa e com ele caminhamos todos juntos sem parar, nossos passos pelo chão vão ficar... 
Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer..."
Linda essa música e apropriada para reflexões de ano novo... o ano passou tão rápido que daqui a sessenta dias já estaremos em 2015!!!
Quero iniciar 2015 com o meu coração em paz.
E por que esse é meu projeto de ano novo decidi perdoar... sim, DECIDI! Por que perdoar é uma decisão. Se enganam aqueles que pensam e que dizem: "não consigo perdoar". Se quiser, consegue. 
Quero começar o ano mais leve... não só na balança! rs
Por isso decidi que perdôo - aqueles que me enganaram (ou pensaram que fizeram isso...rs), aqueles que não me ouviram, que não me compreenderam e também aos que foram rudes, aos que me prejudicaram... perdôo a falta de tempo de alguns, a ironia de outros, o egoísmo avassalador, o "bom dia" que não veio, o "você está bem?" que não ouvi... tudo isso e muito mais... e também o de menos, as pequeninas coisas do dia a dia... a cara amarrada, a resposta de mal jeito, o dia ruim que fez com que respingasse o mau humor em mim... quero perdoar TUDO!
Quero zerar o jogo!
E continuar feliz, traçando novas metas, sonhando novos sonhos... quero continuar com o riso fácil, com o amor à vida, com a esperança que sempre me sustentou!
Descobri que o amor CURA.
Quando ele é verdadeiro, pleno, desinteressado, puro, ele nos cura de dentro para fora... e vai realizando milagres!
E por que estou em processo de cura, decidi: quero paz e entendimento - com tudo e com todos.
Não se trata de uma decisão religiosa, espiritual... trata-se de sobrevivência... trata-se de viver bem, de adquirir leveza e fluidez para atravessar todos os obstáculos.
Quantas vezes alimentamos rancor, mágoa... quantas vezes ficamos presos no ressentimento, sentindo e ressentindo a dor que nos causaram... ou que nós próprios criamos?
Ah se eu pudesse dizer a todos os meus amigos (e também aos inimigos) que não vale a pena! Que a vida é tão curta e a felicidade tão fugaz para deixarmos de aproveitá-la e deixarmo-nos contaminar por esse lixo tóxico que invade nossa alma se não soubermos lidar com as decepções, se não soubermos perdoar e seguir adiante...
Somos todos aprendizes. Assim como estamos no processo de aprendizado que envolve tentativas, erros e acertos, temos que compreender que o outro também está... isso torna mais fácil o perdão.
Aprendi que perdoar não significa necessariamente conviver com aquele que nos ofendeu, que nos maltratou, prejudicou... se pudermos reatar o laço será melhor, mas se ainda não pudermos fazê-lo, que pelo menos fique em nós a compreensão com a falha do outro, o desejo sincero de que o ofensor seja feliz, fique bem, aprenda com a vida que é a grande Mestra de todos nós.
Aprendi também que perdão não significa esquecimento... pois este liga-se à memória e aquele ao sentimento - o fato que nos causou algum mal, alguma tristeza, está lá em nossa memória, ficou registrado e não há como "apagar"... não há a tecla "delete"! Perdoar significa lembrar sem sentir dor, sem alimentar desejo de vingança... significa não vibrar de alegria quando descobrimos que o ofensor não está bem!
Outro segredo: o perdão é um processo! Não é algo "instantâneo" como leite em pó! rs
Especialmente se o agravo foi grande às vezes demanda tempo para ele acontecer... mas podemos iniciar o "processo " com a nossa DECISÃO de perdoar.
Está chegando um novo ano... novas oportunidades de felicidade, de realização, de concretização de sonhos... e novas oportunidades de perdoar.
Por que todos somos necessitados de perdão!
Saibamos concedê-lo e também pedi-lo... tenhamos a humildade de reconhecer-nos aprendizes, falíveis tanto quanto nosso irmão... talvez falhas diferentes, em áreas diferentes... mas igualmente erros!
Como diz a linda música ... "esse ano quero paz no meu coração!"
E você? Que tal começar com a decisão de perdoar?


2 comentários:

  1. Que maravilha, Silvia! Nunca para de escrever, nunca pare de nos presentear com sua serenidade e sabedoria. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto amiga. Como você é especial. Beijos em seu belíssimo coração.

    ResponderExcluir