terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Metas...





Trate bem as pessoas que você ama... não economize delicadeza, gratidão, afeto!
Perdoe sem limites, sem impor condições...simplesmente perdoe! Isso tornará mais leve o caminhar...te levará a aproveitar melhor cada momento... Sem ressentimentos, sem questões menores a nublarem os dias ensolarados.
A vida é um grande presente...e tem caminhos surpreendentes! Ao longo dela vivemos tantas perdas...  ou será melhor dizermos "tantas mudanças"? Amigos que se afastam (que nunca imaginamos que um dia se afastariam!), amores "eternos" que terminam,  amores verdadeiros que se despedem de nós pela via da morte... mudanças de  emprego, colegas de trabalho com quem dividimos tantas conquistas e alegrias e que, de repente, não veremos mais! Casas nas quais moramos e que nos marcaram com cheiros, cores, espaços para sempre guardados em nossa memória...
Hoje entendo a sabedoria que há em viver cada momento como se fosse o último - vivê-lo por inteiro, intensamente, sem preocupação com o que virá - simplesmente se entregando à vida!
A vida corre célere. O relógio nunca para... mas há uma Sabedoria maior a conduzir tudo isto. 
A única coisa que guardamos e que levamos conosco são as vivências, as experiências... Levamos o amor partilhado, os sorrisos, os bons momentos vividos, o que conseguimos aprender...levamos a felicidade de um dia ensolarado, a lembrança gostosa de um banho de chuva, o gosto do sorvete preferido, a ansiedade do primeiro beijo... a deliciosa lembrança da gargalhada dos filhos, suas descobertas, seus primeiros passos... 
Ah...a vida!
Tão rica, pulsante, colorida...tão fugaz!
Trate bem as pessoas que você ama...por que no fim das contas você descobrirá que a vida em algum momento fatalmente os afastará e a única coisa que será tua de fato serão as lembranças queridas que levará.
Trago comigo tantas recordações...momentos deliciosos que se eternizaram! Momentos dos quais me lembro com um sorriso nos lábios... e às vezes lágrimas nos olhos...
Somos seres imortais, seres espirituais numa experiência material... e, por isso mesmo, a finitude nos sonda! Mas os momentos bem vividos, as amizades, os reencontros, os laços de família...tudo isto são conquistas que levaremos conosco neste caminho que nos cabe trilhar sós... ainda que acompanhados!
Descobri que a vida nos ensina, com maestria, a sermos sós - não solitários!
Por mais pessoas caminhem conosco, dividam o dia a dia, nos doem o seu amor e recebam o nosso...as escolhas são nossas, a diretriz da vida é dada por cada um de nós - e a colheita será igualmente individual! 
Um pai bem sucedido, inteligente, generoso, não conseguirá obrigar seu filho a ser como ele. Contribuirá de maneira importante com seu exemplo, mas a escolha será sempre do filho. Nesse sentido a  vida é um caminho que se trilha só. Ninguém escolherá por você, ninguém fará o que lhe cabe, escreverá o "script" da sua vida ...como também ninguém colherá o fruto de suas escolhas a não ser você.
Tenho pensado muito sobre o grande aprendizado de ser só - não solitária - e concluí que esta é a grande lição da vida: nascemos e morreremos sós, em que pese contarmos com mãos e braços amorosos a nos acolherem nas duas situações.
Ninguém fará a grande travessia por mim, ninguém sentirá minha dor ou minha alegria... mas por certo haverão amores desta e de outras vidas torcendo por mim, incentivando-me a marcha!
Por isso hoje, às portas de um novo ano, meu desejo para 2015 é viver intensamente cada momento - amar, rir , chorar, dançar, refletir e aprender, reformular conceitos, me reinventar...ajustar as lentes para enxergar a vida mais bonita, mais leve, mais "inteira"!
Olhar nos olhos de quem amo e dizer que amo...rir ainda mais, sorrir com ternura, abraçar com doçura... curtir cada momento!
Olhar nos olhos de quem ainda não amo e que também não me ama, reconhecendo nesta pessoa um aprendiz da vida, tal qual eu própria, mas exigindo dela o mesmo respeito que lhe dedico.
Dizer "não" quando isto vier de dentro, numa profunda conexão comigo mesma, sem concessões...
Dizer igualmente "sim", sem medo,  ao que vier ao encontro dos meus sonhos, dos meus desejos...
Por que a vida é preciosa demais para ser desperdiçada com falsos "sim" e falsos "não".
Que o novo ano seja "leve", ainda que traga dificuldades... que seja um ano de novas vitórias e conquistas, de alegrias renovadas, de transformações e desafios...por que desafios são inevitáveis, são estimulantes...são a prova de que estamos VIVOS, na batalha.
E que venha 2015!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário