domingo, 6 de dezembro de 2015

Gratidão

 
Li certa vez que a gratidão deve ser um sentimento permanente em nossas vidas... hoje compreendo que, de fato, ela é um sentimento que quanto mais cultivamos, mais felizes nos sentimos!
Aprendi com minha mãe uma frase pequena, simples, mas de grande profundidade. Diante das dores e desafios, às voltas com qualquer dificuldade, ela sempre diz: "Aceita e agradece!"
Custei a entender o sentido profundo disto!
Agradecer por tudo, seja o que for...
Desde as mínimas coisas, como o cheiro de terra molhada, uma brisa leve que nos refresca, a simplicidade da flor, a beleza de uma paisagem (e isso torna-se ainda mais especial quando aprendemos a ver beleza nas paisagens cotidianas!)... até às conquistas mais difíceis ou mais importantes de nossas vidas!
Hoje, já tendo atravessado meio século de vida, percebo que quando agradeço ao invés de reclamar, quando me conecto com a gratidão, com o amor, com a bondade, tudo fica mais fácil, flui melhor.
Hoje sei que tudo - absolutamente tudo - vem nos trazer um aprendizado, ainda que seja uma experiência difícil... o sublime aprendizado do perdão, da tolerância,  a arte de compreender melhor as pessoas, de entender suas fragilidades (tais como as nossas - nem mais nem menos!), a grande lição da superação, a percepção de que somos mais fortes do que pensávamos!
Enfim, como diz Paulo em sua epístola aos Romanos:  "tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus"!
Há também um outro trecho dos escritos de Paulo (como são profundas suas cartas, quanta riqueza a explorar!),  desta vez quando escreve aos Tessalonicenses, em que afirma: "Em tudo dai graças, por que esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco".
Um coração grato é um coração repleto de amor... e mais ainda: de entendimento espiritual!
Sabemos que viemos de longo curso... que somos espíritos imortais numa viagem sem fim.
Aprendi com a Doutrina Espírita que, embora não consiga muitas vezes compreender as razões da dor que me visita (ou a um amigo, um familiar...), embora às vezes surja a vontade de reclamar e achar que "é demais", as razões existem - e são justas!!
Deus é Perfeito em todas as coisas... por que erraria justamente comigo??
Descobri depois de muitas lágrimas e algumas "cabeçadas" que o segredo está na resignação, está em não reclamar... está, enfim,  na velha e conhecida frase que há tantos anos ouço minha mãe dizer: "ACEITA E AGRADECE"!
Quando conseguimos de fato nos imbuir desse conceito, quando conseguimos compreender a magnitude disto, advém uma tranquilidade incrível!
E, por que temos conosco a esperança, a nossa aceitação é ativa, não passiva!
Aceito o sofrimento que me visita. Agradeço por que sei que a experiência é necessária ao meu crescimento, mas vou buscar formas de supera-lo, vou aprender maneiras de lidar com ele, vou procurar entender a lição que ele me traz... e, acima de tudo, vou ter consciência dos ganhos!
Ouvi certa vez de uma grande amiga que o câncer fez dela uma pessoa melhor... fiquei feliz em ouvir isto, pensei que minha amiga, que venceu a doença, soube tirar dela a melhor parte, soube entender que lições a doença lhe trouxe, quais os "convites" (ou seriam "intimações"?) que a vida lhe fazia naquele momento...
Ah... a gratidão!
Quão grande ela é! Quantos benefícios nos traz!
Gratidão por tudo e por todos. Gratidão pela vida, esse presente tão valioso! Gratidão por haver tanto amor em nosso caminho... e também por sabermos lidar com o desamor, com a falta de afeto, com a inveja, com todas as fragilidades tão humanas, entendendo que cada um dá o que tem e que aquilo que vem do outro é dele - pertence a ele e não a mim! - mas o que ofereço de mim para os outros, para o mundo, para a vida, é o que vai "falar" por mim, de quem eu sou, dos meus valores,  é o que demonstrará o que levo na mente e no coração!
Aprendi a duras penas a não sofrer pela incompreensão alheia!
Se o outro não me entende, se me julga mal, se não avalia bem as ocorrências, o problema está com ele, não comigo! Faço o meu melhor. Sim, posso melhorar - sempre podemos! Mas não vou me agredir, não me modificarei  para satisfazer o outro! Tenho meu ritmo, procuro crescer a cada dia, aparar arestas... enfim tento ser melhor - às vezes consigo, às vezes não. É da vida, faz parte do processo de aprendizagem.
Sou aprendiz e não me envergonho disto! 
E com a humildade de uma aprendiz que ainda está nos primeiros passos, quero dividir esta valiosa lição, que sempre ouvi dos lábios da minha mãe, que li diversas vezes em textos de espíritos tão grandiosos... mas que só quando consegui praticar de verdade é que me dei conta do quão libertadora é: por tudo dar graças, seja o que for, pela alegria ou pela dor, pela saúde ou pela doença, pela escassez ou pela fartura - por que quanto mais agradecemos, mais podemos sentir a harmonia da vida e a doce certeza de que o Amor do Pai vela por nós.
Gratidão cura e liberta!



4 comentários:

  1. Lindo texto.
    Estas últimas semanas venho pensando exatamente sobre gratidão.
    Me sinto grata pelas dificuldades que me fizeram ser quem sou hoje.
    E respiro funo para seguir no caminho que for preciso.

    ResponderExcluir