segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Crise



Estamos vivendo tempos difíceis... tempos de crueldade, desesperança, desamor...
Abro o jornal e me deparo a cada dia com mais notícias ruins... corrupção, violência, guerra, o drama brutal dos refugiados - vivemos hoje uma crise mundial,  que não é apenas econômica, ideológica, social, política. É também uma crise de valores,  vivemos dias em que grassam o egoísmo, a vaidade, o consumismo, o desrespeito e escasseiam educação,  fraternidade, solidariedade...
Vivemos entre o espanto e a descrença, entre a indignação e a revolta.
Falta-nos um norte... O que podemos esperar??
A crise se agrava. Nunca se viu tanta corrupção, tanto roubo, malversação do dinheiro público! Os preços disparam. O desemprego aumenta. A violência também... vive-se hoje no Rio de Janeiro uma "guerra civil" sem precedentes. Falência absoluta do Estado em todos os aspectos, não somente o econômico.
No panorama mundial as cenas são aterradoras. Assistimos em tempo real guerras, desastres naturais, ataques terroristas, desespero...
Isso tudo me faz lembrar um trecho do Evangelho de Mateus, no capítulo 24,  também conhecido como "sinal dos tempos" em que o Cristo, entre outras coisas, nos diz que "nação se levantará contra nação, e reino contra reino, haverá fomes e terremotos em vários lugares" e mais adiante diz:   "ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias", numa clara referência ao sofrimento das mães pelo futuro incerto de seus filhos nesses dias difíceis que viriam...
E eis que esses dias chegaram! E vieram com surpresas inimagináveis, como a eleição do novo presidente americano, para espanto e temor de muitos...
"E são chegados os tempos"... diz uma música que eu amo.
Chegou o tempo, agora mais do que nunca, de agirmos no bem! De vibrarmos amor e paz para o nosso planeta, nossa Terra, nossa escola!
Precisamos começar agora, sem demora, a revolução silenciosa do amor.
Nestes tempos em que a violência virou banalidade, em que as cenas tristes são vistas nas telas de nossas tvs diariamente e a muitos já não chocam mais... tempos em que os valores que realmente importam perderam a primazia nas famílias... tempos difíceis de agressividade gratuita, sexo banalizado, corrupção generalizada, precisamos urgente fazer uma corrente e caminharmos juntos na "contramão" dessa avalanche... precisamos ser a voz que se levanta, pacificamente, contra o que está posto... as mãos que realizam, o pensamento que se eleva, o coração que acolhe!
Penso com tristeza nas milhares de  pessoas que largaram seus lares, suas famílias, amigos, amores... deixaram TUDO! E caminham sem rumo, sem saber o que virá, contando unicamente com a esperança de dias melhores, de recuperarem a dignidade humana, o respeito... caminham para fugir da morte e do terror de uma guerra insana.
Doloroso demais ver aqueles botes frágeis repletos de homens, mulheres, crianças...
Em pleno século XXI assistimos perplexos a este exôdo cruel!!
O que nós, que estamos tão distantes podemos fazer? Perguntarão alguns...
Podemos orar, pensar positivamente. Emanar amor. Vibrar por esses irmãos (sim, eles são nossos irmãos, não importa a etnia, a crença, a distância!), que vivem essa trágica realidade, desejando que o mundo desperte, que sejam acolhidos, que seus sofrimentos sejam abrandados...
Precisamos sintonizar com o amor, vivenciá-lo, emaná-lo... pensamento é vida, é força criadora, energia que se espraia...
A crise do mundo é também uma crise de falta de amor!
Temos que cuidar para que nosso amor não esfrie, como previu o Cristo (..."devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará... mas aquele que perseverar até o fim será salvo!" Mateus, 24:12,13).
Perseverar, até o fim! Amar, ainda que doa. Amar, ainda que não nos compreendam, ainda que seja um desafio.
Sem desânimo. E se o abatimento vier, que possamos pedir ajuda, buscar a sustentação na prece, na família, nos amigos... e prosseguir!
Há que se ter esperança, por mais difícil seja a realidade. E precisamos ser arautos dessa esperança, em meio a tanta revolta e queixas. Ser quem enxerga além, e, por isso, mantém a serenidade.
O mundo já atravessou épocas sombrias, em que a perversidade, a ambição e a ignorância fizeram milhões de vítimas. Mas sempre houve superação. Sempre chegou ajuda, de diferentes maneiras... e a Humanidade se reconstruiu!
Deus age por diversas formas, inimagináveis e incompreendidas por nós, mas age!
Diz um ditado popular... "no fim, tudo dá certo... se ainda não deu certo, é por que não chegou ao fim."
E sabemos que não há um "fim" - mas encerramento de ciclos, para dar início a um novo tempo.
A Terra passa por uma transição, um momento que se mostra desafiador - mas chegará ao porto. Jesus está no leme. E quando nos sentirmos cansados, lembremos de suas palavras, tão consoladoras para esses dias que atravessamos: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo - eu venci o mundo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário